Há muitos anos cuido de computadores de terceiros. Cuidamos das instalações e configurações de ambientes de rede, internet banda larga (configurações e roteamento), limpeza de arquivos temporários, atualizações de sistema operacional, segurança, antivirus, etc., e hardwares.
O que é mais comum encontrar, por incrível que pareça, ainda são as ameaças virtuais que podem “roubar” as informações pessoais como dados e senhas, tão divulgadas como perigosas.
Vamos combinar que, acreditar em “invasões” a ponto de devassar a vida do usuário, são difíceis de acontecer se pelo menos um sistema de proteção de arquivos estiver ativo e atualizado: um simples antivirus, que são econtrados gratuitamente hoje em dia na internet. E eficientes, diga-se de passagem.
Mas de nada adianta se o usuário insistir em acreditar na boa fé dos outros.
Os mais afetados são os curiosos: “…mas o email estava em meu nome, e vinha de um de meus contatos, achei estranho mesmo o conteúdo sobre umas fotos, de uma festa, farra, mas fui ver o que era, claro…”, ou ainda “… e era do TSE sobre atualização do Título de Elteiros pra próxima eleição…” como se fosse a coisa mais inocente do mundo.
É óbvio que a maioria de usuários hoje em dia, está bem informado sobre não se aceitar links desconhecidos.
Mas como voce pode exigir que uma pessoa que age como no exemplo acima, entenda que a Receita Federal, o Banco onde tem conta, a Caixa Econômica Federal sobre o FGTS, o Tribunal Regional Eleitoral, a Serasa, enfim, entidades que possuem credibilidade não vão requerer por um simples e-mail, a atualização de seus dados cadastrais?
E sempre as mesmas pessoas são religiosamente contaminadas pro trojans.
Por mim, ótimo! Trabalho é o que não falta quando o antivirus fica “maluco” de tanto bloquear as ameaças, não é mesmo? Benditos “vírus”, rs…
Mas, independente de alertar sobre a necessidade de se TER um programa antivirus é também lembrar que é preciso MANTÊ-LO ATUALIZADO. Para aqueles que usam tão pouco a internet e não se sentem ameaçados, fica a dica: quando usarem, primeira coisa a se fazer é permitir que seu programa antivirus SE ATUALIZE! De nada adianta mantê-lo ocupando preciosos espaços na memória ativa de seu computador se ele não estiver em condições de trabalhar por voce.
E uma dica que sempre dou a todos. A princípio voce poderá achar desnecessária, até sem importancia, mas considere que os tais trojans, que tanto nos assustam e ameaçam, partem do princípio de capturar tudo o que é “digitado”, ou seja escrito pelo teclado. Embora quando usamos os sites dos bancos para consultas de saldos e pagamentos online existem hoje os “teclados virtuais” (java) é preciso também “enganar o espião”, que pode até ter lá seus métodos para tentar espionar esta tecnologia de segurança (vai saber…), mas não vai poder atuar se não souber onde voce está, em que site entrou.
Assim que tiver a certeza absoluta que sua máquina esteja limpa de ameaças – por exemplo, após uma reinstalação de sistema, ou uma varredura completa por um antivirus 100% atualizado e eficiente – digite o site do seu banco e adicione o link em seus favoritos, assim das próximas vezes em que acessá-lo não digitará mais!
Claro, não é preciso lembrar que não se deve clicar nos links suspeitos que venham por emails, ou em sites até, sem verificar no rodapé da página quando paramos o mouse sobre ele, o que está realmente “escrito” naquele lugar.
Apesar de ter uma certa vantagem quando acontecem as infecções, acreditem, não fico feliz por elas acontecerem tão facilmente. Significa que a maioria dos internautas realmente não estão prontos para navegar com segurança.
É muito fácil sair clicando em tudo e as coisas acontecendo, bonitinho de ver, mas é preciso ter segurança, e não é tão difícil assim!
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Dicas de segurança. Não custa nada lembrar!
Assinar:
Postagens (Atom)