sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sacolas e sacolinhas...

Lendo as notícias do dia, cheguei na questão das sacolinhas plásticas no comércio.
Me lembro (faz tempo) quando a opção por elas era a solução ambiental mais correta, pois pra cada saco de papel usado nos supermercados, não sei quantas árvores seriam abatidas.
Pois bem, cá estamos nós novamente no mesmo dilema.
E não são agora as tais sacolinhas plásticas que incomodam?
Que solução poderíamos adotar?
Ter uma sacola reutilizável na mão não é tão simples assim. Se vc sair de casa com sua compra determinada vá lá, poderá ter acomodação planejada para seus pacotes. Mas não é o que acontece quando entramos no supermercado. Sempre lembramos de algo a mais na lista pelo simples fato de circular entre as prateleiras criteriosamente dispostas para que a gente "se lembre" mesmo. Como fazer então se vc tem lugar para 3 mercadorias e acaba levando 10?
Haja bolso para compar sacola toda hora.
Acredito que continuaremos com o problema mesmo assim. Teriamos que já ter encontrado uma solução viável para nós e o meio ambiente, como, talvez, sacos de material reciclável, como o próprio papel, o plástico pet, enfim, a lista que serviria é grande, mas existe a boa vontade pra solucionar?
E por que não se adotar a política do retorno, tipo pra cada dez garrafas pets limpas que vc entregar no mercado vc ganha um saco resistente para usar em várias compras, até retornar de novo, renovar,e assim adquirir um hábito saudável pra todo mundo.
A propósito, tô postando pelo tablet.
=)
Descontos...
Published with Blogger-droid v1.6.9

2 comentários:

Henrique disse...

Sou obrigado a ser contra essa perseguição às sacolinhas de plástico dos supermercados, pelo seguinte motivo:
99% ou mais dessas sacolinhas se transformam em sacolas de lixo em todas as residências do Brasil. Se não as usarmos, seremos obrigados a "comprar" o mesmo (ou pior) plástico para colocarmos nossos lixos. Ou seja, mais um "custo extra" para a população, e a manutenção do mesmo problemas com os tais plásticos!!!
A solução é a obrigatoriedade do "uso" do plástico biodegradável, que já existe, e não a proibição do uso das sacolinhas...
Parece que esse pessoal s´sabe brincar de fazer leis, mas definitivamente não pensam...

Maura Eduardo disse...

Seja sempre bem-vindo Henrique.
Quanto ao lixo é outra história, ou apenas uma outra versão da mesma:surgiram os sacos plásticos para lixo em substituição das imundas latas, focos de tudo que é doença. E eu pergunto, vai ter que mudar de novo? Como? Veja que a conversa vai longe mesmo. Uma coisa leva a outra. E eu queria que esta discussão desse frutos, rs.