terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tempos modernos

É interessante como o comportamento social na rede mundial de computadores mudou, pelo menos nos últimos 5 anos.

Pessoas que jamais admitiriam aproximação, por trás de um teclado se aconchegam na internet

A partir do momento que a banda larga se popularizou, milhares - sem medo de dizer milhões - de internautas passaram a descobrir outras maneiras de se aproveitar destas tecnologia.

De parceiro ativo em games online, o jovem de hoje prefere se enredar pelas redes sociais tirando um proveito espetacular.

Me lembro bem, há alguns anos, quando enviei às minhas filhas o convite para o Orkut ouvi ironicamente um "...pra quê que eu quero usar isso?..." . Hoje não saem de casa antes das checagens de Orkut, Facebook, Twitter, entre outras menores.

Programas são aprovados, encontros com a turma, baladas, shows, até torcida de clube de futebol. Opinioes são formadas sobre os mais diversos assuntos, disseminam-se tendências, claro que existe muito lixo nesse meio, mas a web é capaz de situações inusitadas.

Por outro lado, creio que as empresas precisaram se adaptar porque a dispersão de atenção e produtividade é enorme.

Explico: estou em casa. Trabalho em casa, entre uma atividade e outra, sempre tem um computador para instalação, um tablet pra configuração ou alguém para que eu ajude a "aprender" a usar seu equipamento.

Enfim, ilustro minha posição porque o dia inteiro, no horário comercial, o pessoal que "deveria" estar concentrado no trabalho, passa as horas postando no twitter, cutucando tudo que é assunto no facebook, conversando no MSN, online no Gtalk.

Como trabalham?

Claro que a tecnologia dos aparelhos celulares também permite tudo isso, mas na maioria das vezes acontecem na rede do trabalho, da empresa.

Que raio de produtividade podemos esperar de uma geração alienada que perde tanto tempo conectados?

Toda!

A geração social é única. Capaz de desempenhar todos os seus compromissos com uma competência impressionante.

Bons tempos... Modernos!


Published with Blogger-droid v2.0.2

Um comentário:

marmoraes disse...

Felizmente e muito ao contrário do que uma parcela da sociedade pensa hoje a tecnologia não proporciona o ócio e nem traz nenhum dano à saúde.
Atualmente quem não se conecta é decrépito ou alienado.