terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Opinião: Abaixo o BBB? Porque?

Engraçados os episódios dos Simpsons não é? Muito "inteligentes" as charges bem tiradas com as personalidades de todos os  lugares... cultura inútil. Humor ridículo.
Ah, tem também um programa chamado "Pânico na TV", que toda vez que assisti estavam "torturando" alguém, e pareciam estar gostando de expor as pessoas ao ridículo.(acho que não dei sorte!)
Em outro, o tal CQC, humoristas geniais, vivem respondendo processos por discriminações ou por seus comentários infelizes, contra etnias e religiões. Sem falar na instituição da família que eles ofendem assim, de graça. Confundem humor com apelação.
E o jornalismo então? Tem assuntos que não são nada de importantes e tornam-se um sensacional acontecimento, porque o jornalista âncora do telejornal faz um estardalhaço tão grande que te convence da tragédia. Até jornalista de bancada se dá ao luxo de fazer comentários infelizes para um público que de idiota não tem nada.
Apresentadores(as) ignorantes, cometem gafes astronômicas ao vivo, ofendendo a capacidade do telespectador em  tentar entender o que eles estão "tentando" dizer.
Sem falar nos tais canais "mea-culpa", os religiosos, que se realmente tivessem propósito de doutrinar ou ajudar alguem, estariam ensinando algo do tipo "cuide da sua família, esqueça a vida dos outros e seja feliz" ou "como ganhar um trocado enquanto voce não arruma outro emprego".
Bom, este é só um exemplo do que temos na televisão aqui no Brasil. A grande maioria é de qualidade e não se encaixa nestes exemplos, principalmente os canais pagos.
Lamentavelmente, esta fração pequena chama a atenção pela péssima qualidade, e não tem como passar despercebida, pois atinge a grande massa, a maioria.
A proposta de cada tipo de programa é:
Educar : programas em que se "ensinam" alguma coisa, seja na ordem prática ou espiritual.
Informar : papel dos telejornais e documentários, revistas eletrônicas.
Entreter: proporcionar ao telespectador momentos de descontração.
Agora não me venham os falsos moralistas criticar o Big Brother Brasil.
O formato do programa não é de educação, nem informação.
Trata-se de entretenimento, aquele que voce assiste despretensiosamente sem compromisso de absorver nada, apenas se distrair, passar o tempo acompanhando um rally de relacionamento em tempo real.
Faça-me um favor, voce que fica aí erguendo bandeira contra o BBB:
- "... ah, mas aconteceu um escândalo no bbb12, um abuso sexual..."
Que se saiba são pessoas maiores de idade, que ali estão confinadas, com o propósito de convivência forçada. Provocados ao extremo, talvez não suportado pela maioria de nós, levando ao extremo fatores como fome, irritação, desconforto.
- "... ah, "tadinhos" nada, até eu ficaria ali de papo pro ar na boa como eles ficam..."
Então por que não se inscreveu? Não teve coragem?
O fato que ocorreu, acontece todo final de semana com casais no mundo todo, e pode até ter acontecido com alguém da sua família, caro crítico. São jovens no auge de seu libido, que alcoolizados, agiram da maneira mínima esperada. Só que houve um abuso, sim houve. Impossível não assistir ao vídeo completo e concluir que ali não aconteceu absolutamente nada. Com perdão das palavras "que tenha sido nas coxas" mas aconteceu. E providências foram tomadas para que não aconteça mais.
Agora pergunto, se o ato houvesse sido consumado como manda o figurino, a dois, estariam criticando tanto?
- "Ah, mas é uma ofensa a família..." as 5 horas da manhã? E os canais do "mea-culpa" que passam filmes pornô de madrugada?
Filho meu não assistia nem novela quando tinha menos de 15 anos. Sempre tiveram hora pra dormir, como manda uma boa educação regrada e responsável. Tiveram computador e aprenderam a usar antes mesmo de se alfabetizarem, e sempre usaram a  internet para estudos (mesmo...).
O seu assiste? Que pese então as consequencias.
- "Ah as novelas estão imorais, são casais sendo trocados, separações, um absurdo..."
Em que planeta voce vice? Preferia que fosse uma história como a da Cinderela na novela? As vezes passa, acabamos de assistir a "Cordel Encantado", na minha opinião um marco na teledramaturgia atual.
Mas as verdades do dia a dia devem ser mostradas, pois a grande maioria, o povão, não tem acesso a literatura, canais pagos com programação de qualidade, muito menos a workshops de medicina onde são abordados temas importantíssimos à saúde pública, no entanto os autores encontram uma forma sutil e seríssima de encaixá-los nas suas histórias, atingindo um público imensamente maior com as informações.
Da mesma forma os comportamentos, as tais trocas de casais e etc.
Todo dia a gente se depara com um caso novo. Hoje não causa tanta estranheza porque a "novela" se encarregou de aproximar esta verdade do povo, a ponto de não traumatizar mais tão forte.8050004
AH, chega.
Me seguro quando encontro as mensagensinhas sobre "vamos acabar com o BBB". Falsos moralistas.
Hei, voce. Abstenha-se da televisão como um todo. Volte pro seu planeta e deixa a gente aqui em paz... não gosta, não assiste uai!

E.t.- nada pessoal contra os profissionais citados como exemplo, por favor. E se voce se sentiu "provocado" ou "citado", antes de me procurar pro saudável "bate-boca", não acha que deveria rever seus conceitos?

2 comentários:

marmoraes disse...

Fazemos parte de uma sociedade intelectualmente despreparada e que tem enraizado em si medo do novo.
Como o medo é impactante e tem a função de bloquear os comportamentos ela luta (talvez até inconscientemente) que seja tirado da frente tudo que possa fazê-la mudar seus paradigmas.
Seria muito mais razoável quem não gosta de assistir o BBB mudar de canal ou ir dormir, mas o fato de o programa ser assistido por qualquer outro telespectador incomoda, então começa a denegrir e espalhar que é lesivo para si e os demais.
O muro de Berlim já ruiu; o homem já esteve na lua e além; sabe-se que o átomo é divisível; a Internet deixou de ser coisa de ficção científica e ainda tem quem não saiba usar o controle remoto da televisão?

disse...

Colossal, parabéeeeeens!