domingo, 22 de abril de 2012

EXTRA: ALERTA - TATURANA PERIGOSA!!!

Amigos. Peço ajuda! Colegas blogueiros ajudem a divulgar por favor!

É preciso divulgar por motívos óbvios: crianças e curiosos, principalmente, estão à mercê deste bichinho “lindinho” e no entanto muito perigoso capaz de provocar hemorragias ao simples toque. Aqui informações sobre esta taturana aparentemente linda e curiosíssima, que tem até “carinha” e no entanto provocou um choque anafilático no filho de uma grande amiga minha Cidinha Moraes (Campinas,SP) e só não teve maiores proporções pela dedução da necessidade de procurar um hospital. Até então, não se tinha nenhuma informação.  É preciso disparar este alarme porque o espécime está MIGRANDO! (o caso em questão aconteceu em Alfaville / Campinas / SP).

SOBRE A LAGARTA/TATURANA
Algumas espécies de taturanas são especialmente bonitas e atrativas, o que faz com que as pessoas, principalmente as crianças 2012-04-16 11.58.23passem a mão sobre a lagarta. Espécies de megalopigídeos podem ter coloração que varia do cinza ao vermelho e os pelos são sedosos que lembram um cachorrinho. Alguns nomes vulgares são dadas para estas lagartas como taturana-cachorrinho, taturana-de-flanela, taturana-gatinho, chapéu-armado e bicho-cabeludo. Outras espécies possuem cerdas endurecidas sobre o corpo que lembram pinheirinhos de natal. A coloração normalmente é esverdeada com manchas brancas ou amarronzadas. As lagartas que possuem estas características são da família Saturnidae e uma espécie é muito perigosa, a Lono2012-04-16 11.58.30mia obliqua, pois causa hemorragias graves no acidentado podendo levar à morte.

Caso ocorram acidentes com lagartas urticantes o melhor é procurar um médico rapidamente. Coletar a lagarta também é importante, pois facilita a identificação e consequentemente o tratamento.

Fonte: www.pragas.com.br
Para
saber mais acessem: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31520

O ACIDENTE  -relata Cidinha Moraes (Campinas/SP)

2012-04-05 11.53.09Já há casos em Campinas e meu filho (Marco Aurelio Moraes – fotos da mão e da lagarta) foi vítima de uma queimadura da LAGARTA/TATURANA CACHORRINHO (como é mais conhecida) esteve no Hospital Madre Teodora dia 6/04/2012 em CAMPINAS e permaneceu em observação até que a coagulação sanguínea voltasse ao normal, motivo pelo qual peço que divulguem a fim de evitarmos que mais pessoas possam passar pelo mesmo acidente.
Fotos de autoria do próprio acidentado.
NOTEM QUE BASTOU UM TOQUE!!