sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lamentavelmente, “eu avisei”!

Por mais otimista que vinha sendo, não deu! Eu juro que tentei. Contrariando meus filhos que me julgaram pessimista, porque a cada jogo eu previa um “será?”.
Todas as equipes que ali estavam tinham condições iguais a nossa. Todas passaram por eliminatórias, todas tiveram contrariedades, problemas, enfim, a praia era igual pra todo mundo.  Qual a diferença?
Pois bem, não sou absolutamente ninguém para dizer isso, mas a culpa foi do Sr. Dunga.
Antes de dar como certa esta minha afirmação, volto no tempo. Em 1970 João Saldanha estava com o mesmo “moral” que ele, contrariando todo mundo com uma escalação absolutamente nada a ver com o gosto popular e de crítica. Mas aí “fomos surpreendidos” pelo Zagalo, que após uma crise braba dentro da CBF, assumiu o comando e reconvocou a equipe, da forma que todo mundo queria, com os atletas “do povo”. E veio o tri! Em 1994 o clima “já ganhou” quase tirou a copa, tanto que a sensação que ficou foi a de que levou mas não convenceu.
Agora alguém pergunta: mas o público tem que ser ouvido nestes casos? Retorno esta pergunta com outra: não somos todos meio que “técnicos de futebol”?
Quando olho as fotos da seleção de hoje, reconheço uma meia dúzia de rostos. O resto, nunca vi jogando. Não por aqui. Não nos nossos estádios. Muitos apareceram aqui um pouquinho e foram fazer carreira lá fora. Digo isso como “dona de casa”, como cidadã comum, daquela que  não é tanto antenada a futebol, assim como a grande maioria do público que assistiu esta vergonha hoje.
Não podemos agora tirar o valor destes atletas que na verdade são verdadeiros fantoches nas mãos da equipe técnica. Cada um tem a sua força, o seu valor, a sua categoria. Mazs não numa equipe. Individualmente. Assim eu tentei me convencer, quando afirmei que a diferençadaqui pra frente estava na individualidade; que as jogadas maiores sairíam da categoria individual de nossos jogadores, que é superior aos gringos. Será mesmo? Sozinho, nenhum deles conseguiu fazer nada.
Como “técnica” eu acredito que, para convocar uma seleção, tem que ter em mente os esquemas das equipes nacionais. Levar a melhor defesa, o melhor ataque, a melhor zaga, INTEIROS. Se a defesa de tal time nacional é a melhor, leva inteira.
Porque levar Robinho sozinho se Ganso e Newmar o completavam?  Pra que contar com o coitado do Kaká que não estava 100%? Acidentes acontecem,  taí o Elano que não nos deixa mentir, mas quem foi para colocar no lugar?
Acho que desabafei…

Nenhum comentário: