quarta-feira, 3 de março de 2010

Opinião: O cristal está trincando!

Ele, o cristal, neste caso é a credibilidade no programa Big Brother Brasil 10!
É fato que as chances deste meu comentário NÃO chegar aos interessados, àqueles que realmente precisariam ler, são indiscutivelmente imensas,  mas tenho o direito de me expressar, afinal, como diz muita gente por aí, o blog é meu, rs.
Ao constatar uma votação absolutamente absurda na eliminação de ontem (mais de 92 milhões de votos), no paredão Eliana X Claudia X Marcelo, que culminou com a saída de Cláudia, senti medo!
Aliás, não só eu, mas todo mundo com que conversei; até o Bial não se conteve e declarou ao vivo: “Medo!”
No decorrer do prazo em que as votações estiveram abertas, polêmicas foram levantadas, como, por exemplo, se observou na janela da votação no site oficial a informação que somente os IP’s nacionais seriam permitidos e computados, o que gerou uma manifestação em massa pelo Twitter contra, que vem se mostrando um elo importantíssimo entre a produção do programa e os fãs, e no final do dia a produção voltou atrás, ou seja todos que desejassem votar estando fora do território nacional, puderam fazer também.
Pois bem. É sério, é “legal”, é auditorado todo processo de votação, para que se torne consumada a expressão do desejo do grande juiz e aquele que decide os rumos do programa, o público.
Será? Será mesmo que as ferramentas de segurança funcionam?
O próprio diretor, o Boninho, declarou em seu twitter que existem dispositivos de proteção contra fraudes, como se pode ver pelos sceens:
votos 1
votos 2
Mas alguma coisa falhou.
Nem em uma final como a de Rafinha e Gysele, em que a família dela se envolveu em esquema de fechamentos de lan-houses amplamente divulgados e comprovados pela mídia na época ,  para que pessoas ficassem votando para Rafinha sair, deu tanto voto assim, e era uam final, o que significa uma união ainda maior das torcidas dos eliminados a favor de um dos finalistas.  
É muita coisa. Nem votando 24 horas, “humanamente” é impossível, ainda mais depois da declaração do próprio diretor do programa alegando que após determinado número de votos, nada mais é computado. Então, pelo que nos foi apresentado, não é bem isso que acontece.
Para que o cristal não se arrebente no chão de uma vez, é necessário fazer alguma coisa.
Pode-se bloquear IPs internacionais, certo? Pode-se bloquear IPs nacionais também então, como nas enquetes mas confiáveis que “acertam” em décimos percentuais  os resultados das eliminações, onde a gente só pode votar uma vez.
Se, em apenas uma votação  esta providência for tomada, a de permitir apenas um voto por pessoa, REALMENTE teremos uma leitura CORRETA E FIEL do jogo.
Para que o cristal não se arrebente, claro.
Porque remendá-lo será impossível!

Um comentário:

Tânia Roubier disse...

Seu texto est´justo, cristalino e inquebrável.

Blog Archive